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Vantagens e benefícios do SEO para o seu site

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Vantagens e benefícios do SEO para o seu site

Se você for um profissional de marketing ou proprietário de uma empresa que possuí um Website, provavelmente você já deve ter usado SEO (Search Engine Optimization) mais de uma ou duas vezes.

Isso porque, hoje, é uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida em um Website.

Mas se você não estiver familiarizado com essa tática, talvez  você ainda não esteja convencido de que vale a pena seu tempo ou dinheiro.

E é por isso que nesta página, veremos o que é SEO em marketing, o papel que ele desempenha no marketing e cinco principais benefícios que ele oferece ao seu negócio.

Você sabe exatamente o que é SEO em Marketing?

Para começar, SEO significa Search Engine Optimization, e é o processo de melhorar um website de forma a ajudá-lo a classificar nos resultados de pesquisa quando os usuários pesquisam palavras e frases específicas.

Se você não sabe por que isso é importante, pense em como você normalmente encontra as informações de que precisa durante sua vida cotidiana.

  • O que você faria se precisasse substituir sua TV e não sabia qual modelo comprar?
  • Onde você olharia se estivesse de férias e precisasse encontrar um restaurante para o jantar?
  • Como você pesquisaria suas opções para aprender um novo idioma?

Se você é como a maioria das pessoas, você acessa seu smartphone ou se senta em seu computador e digita uma frase simples no Google.

Você pesquisaria “a melhor TV de 55 polegadas”, “restaurantes próximos a mim” ou “como aprender espanhol”. Depois, percorra os resultados e clique no que melhor se adequar às suas necessidades.

Tráfego de qualidade

Uma das maiores vantagens do SEO é que é uma estratégia de marketing de entrada.

Ao contrário dos tradicionais canais de publicidade “outbound”, que envolvem o contato com os consumidores, quer eles queiram ou não saber de você, os métodos de entrada concentram-se em facilitar o encontro do público-alvo quando eles desejam informações, dessa forma já ocorre um “filtro” com os possíveis clientes que entram em contato, permitindo melhores resultados em termo de conversão.

Você não precisa pagar por anúncios em SEO

As classificações orgânicas do Google são baseadas inteiramente no que seu algoritmo determina como os melhores resultados para qualquer consulta.

Isso significa que, depois de criarmos o Website o mecanismo de pesquisa do Google poderá considerar útil o seu conteúdo e irá direcionar visitantes, ele poderá continuar a atrair tráfego para seu site por meses (ou até anos) depois que você publicá-la.

Naturalmente, pesquisar e escrever conteúdo de alta qualidade requer um investimento. Esse investimento será na forma de tempo, se você optar por criá-lo, ou dinheiro, se optar por contratar uma agência de marketing digital para criá-lo para você.

No entanto, depois de ter feito o investimento inicial, não há custos contínuos para continuar atraindo tráfego para seu conteúdo.

SEO recebe mais cliques do que PPC

Embora os anúncios de PPC apareçam acima dos resultados orgânicos, 71,33% das pesquisas resultam em um clique em um resultado orgânico na primeira página.

É difícil dizer por que isso acontece, embora a conclusão mais lógica seja que os usuários confiam no algoritmo do Google. Eles sabem por quais pontos os anunciantes estão pagando e optam por visitar as páginas que o mecanismo de pesquisa determinou serem as melhores.

Claro, isso é apenas conjectura.

Mas, independentemente do raciocínio por trás disso, o fato é que a maioria dos cliques de qualquer pesquisa vai para um resultado orgânico.