De acordo com o estudo feito entre Google e Provokers, 99% dos internautas já têm conhecimento sobre a data da Black Friday.
A intenção de compra aumentou 58% em comparação ao ano de 2018 e o público se preparou antecipadamente para ir às compras.
A pesquisa mostra que 69% já sabem a categoria que vão comprar, esperando, apenas, o dia das grandes promoções. Além disso, o gasto médio previsto será de R$1.330.
Aparentemente, este será o momento ideal para conquistar clientes, já que 71% dos entrevistados fizeram ao menos uma compra na Black Friday 2018 em lojas diferentes do que costumam comprar. Em 2019, esse número sobe para 84%.
Para saber quais são as principais tendências da Black Friday 2019, e se preparar para angariar mais clientes, continue a leitura!
Explore tanto o ambiente online quanto o offline
Quando chegou ao Brasil pela primeira vez, a Black Friday era um evento 100% voltado ao público online. Os descontos em produtos e serviços eram ofertados exclusivamente em e-commerces, não tendo qualquer tipo de reflexo nas atividades de lojas físicas.
Isso mudou. Em 2018, o número de compradores offline já representava grande parte dos participantes do evento. Em 2019, a expectativa é que é as vendas em lojas físicas e digitais alcancem números equivalentes.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Google, esse fenômeno é impulsionado pelo consumidor multicanal que, em 2019, deve representar 25% do público total. Para ter ideia do tamanho da mudança, basta olhar para o ano passado. Em 2018, apenas 7% dos compradores passaram por um processo de compra envolvendo mais de um canal.
O que isso significa para o seu negócio? Mais do que nunca, é essencial trabalhar uma estratégia omnichannel. Ou seja, você precisa organizar seu funil de vendas de modo a promover uma experiência que integre os ambientes online e offline. Portanto, confira as seguintes dicas.
Estruture o ambiente físico e o digital
Se você conta com um estabelecimento físico, é hora de prepará-lo para receber um número de visitas maior do que o normal. Isso significa que o estoque deve ser reforçado, a equipe deve receber treinamento e os cuidados com fatores como limpeza e segurança devem ser redobrados.
Ao mesmo tempo, prepare o seu website para proporcionar aos visitantes uma experiência satisfatória. É fundamental que ele seja responsivo e de navegação fácil, de modo a evitar abandonos de carrinho. Além disso, certifique-se de que os produtos exibidos contem com descrições e imagens claras.
Isso porque o ambiente digital será fundamental para a decisão de compra do consumidor nesta Black Friday. De acordo com o estudo do Google, dois em cada três brasileiros pesquisam online antes de efetuar uma compra na loja física. Apenas 27% dos compradores tomam a decisão na hora da compra.
Ofereça retirada na loja
Essa é a grande cartada para a Black Friday 2019. Muitos consumidores querem garantir o produto do conforto de casa, mas também não querem aguardar o tempo de frete necessário. O meio-termo é comprar pela internet e retirar na loja física.
Essa opção é considerada por 39% dos brasileiros como muito importante na hora de decidir as lojas a serem consumidas na Black Friday. Além disso, 24% das pessoas ouvidas pela Google esperam aplicar essa modalidade de compra no próximo dia 29 de novembro.
Por ser relativamente nova no Brasil, essa opção ainda não tem tantos adeptos entre os comerciantes. Trata-se, então, de uma oportunidade para você adquirir uma vantagem competitiva bem significativa.
Por Cayo Woebcken