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Os cinco passos para digitalizar a Loja F√≠sica ūüí• [Transforma√ß√£o digital]

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Os cinco passos para digitalizar a Loja F√≠sica ūüí• [Transforma√ß√£o digital]

Até pouco tempo atrás, era possível distinguir uma loja cuja operação era totalmente online de outras mais tradicionais, com processos offline. Essa distinção, porém, fica mais difícil de ser feita a cada ano.

A populariza√ß√£o da tecnologia permite que at√© mesmo o varejo f√≠sico comece a utilizar dados captados pela Internet para embasar suas decis√Ķes estrat√©gicas. O nome disso √© transforma√ß√£o digital, conceito que est√° em alta justamente por integrar os mais diferentes canais.

Pesquisa da Deloitte, por exemplo, mostra que o digital consegue influenciar US$ 1,7 trilh√£o das vendas offline em todo o mundo. Entretanto, n√£o basta investir apenas em tecnologia para aproveitar esse momento. Confira cinco passos que a empresa precisa fazer para obter bons resultados:

1 ‚Äď V√° do online para o offline (e vice-versa)

Voc√™ certamente j√° ouviu falar da sigla O2O, que significa online-to-offline. Basicamente, consiste no desenvolvimento de a√ß√Ķes que extrapolam o ambiente eletr√īnico e impactam o consumidor que tamb√©m frequenta a loja f√≠sica da mesma marca.

mensurar as campanhas feitas com dados coletados tanto no ambiente digital quanto físico

Hoje, com o desenvolvimento de solu√ß√Ķes que conseguem extrair an√°lises completas dos visitantes dentro do estabelecimento, √© poss√≠vel cruzar com informa√ß√Ķes coletadas na Internet e obter uma campanha verdadeiramente omnichannel. Dessa forma, √© essencial saber mensurar as campanhas feitas com dados coletados tanto no ambiente digital quanto f√≠sico. E, principalmente, saber tomar as melhores decis√Ķes a partir delas.

2 ‚Äď Conhe√ßa, literalmente, o seu cliente

é comum ouvir sobre a necessidade de conhecer o seu cliente

Com a quantidade de dados dispon√≠veis, √© comum ouvir sobre a necessidade de conhecer o seu cliente. Aqui, por√©m, n√£o se trata de identificar apenas o seu p√ļblico-alvo ou a persona a quem seu produto se destina. Com uma tecnologia adequada, √© poss√≠vel reconhecer seu cliente antes mesmo de ele se encaminhar ao checkout. Isso permite √† equipe de vendedores realizar um melhor atendimento e, inclusive, oferecer vantagens que ele n√£o encontraria na concorr√™ncia. E s√≥ √© poss√≠vel a partir da combina√ß√£o das informa√ß√Ķes coletadas no ponto de venda com dados obtidos no ambiente online.

3 ‚Äď Identifique quem realmente interage com a marca

Com a uni√£o dos dados offline com os dispon√≠veis na Internet, √© poss√≠vel obter uma vis√£o mais clara do perfil de seu p√ļblico. Antes, essa descri√ß√£o envolve basicamente informa√ß√Ķes demogr√°ficas, como g√™nero, local de resid√™ncia e faixa de renda, e poucas comportamentais, como tempo e quantidade de visitas √† loja. Hoje, √© poss√≠vel conseguir mais conte√ļdo sobre o consumidor no ponto de venda. Incluindo o que ele pesquisa antes de comprar um produto no e-commerce, por exemplo, ou at√© mesmo suas afinidades e interesses.

4 ‚Äď Antecipe-se √† demanda e facilite o pagamento

Com tantas informa√ß√Ķes de seus clientes em m√£os, o varejista tem o dever de facilitar o pagamento das pessoas no caixa. Afinal, √© a √ļltima e mais importante etapa da jornada de compra dentro do estabelecimento. Ainda hoje muitas lojas n√£o conseguem diminuir os atritos que existem na hora de fechar a compra. Isso irrita a pessoa e faz com que ela deixe de interagir com a marca. Diversifique os m√©todos de pagamentos e descubra qual o melhor meio utilizado por cada um de seus clientes, estimulando seu uso com promo√ß√Ķes ou descontos, por exemplo.

5 ‚Äď Mude sua pr√≥pria cultura e processos

Por fim, trabalhar com dados digitais exige que a pr√≥pria empresa passe por uma transforma√ß√£o para atender melhor seus consumidores. N√£o adianta querer mudar os processos e adquirir solu√ß√Ķes inovadoras se a cultura organizacional reflete vis√Ķes atrasadas. Seja uma aceleradora de inova√ß√Ķes.

Alinhe seu negócio com a realidade do mercado

Alinhe seu negócio com a realidade do mercado e estimule os colaboradores a buscarem novas ideias e ferramentas. Dessa forma, o varejista consegue estar por dentro de todas as novidades do setor. E, principalmente, se antecipa à concorrência na tomada de decisão.

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