As empresas que descumprirem a lei poderão ser multadas em 2% sobre o faturamento anual, limitado ao teto de R$50 milhões, onde serão fiscalizadas pela ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
Seu site esta preparado para a lei LGPD?
Vamos abordar de forma clara e objetiva utilizando uma linguagem bem clara e citando alguns exemplos do que é primordial e que deve ser ajustado nos sites institucionais, tendo como certo que cada caso deve ser tratado de forma especifica.
Os sites geralmente armazenam cookies, que são registros de acessos como paginas acessadas, itens clicados, ferramentas de monitoramento entre outros…os usuários devem ser informados no momento do acesso e além disso, dar a ele a possibilidade de que este Cookie seja ou não gravado e informado a ele qual a finalidade de uso destes cookies.
Um exemplo bem claro e que precisa ser adaptado são os formulários que solicitam informações dos visitantes do site, sejam eles de contato, ou seja de captação de leads e dados (Nome, E-Mail, Telefone e Mensagem), bem como, formulários mais específicos como o de “Trabalhe Conosco”, onde são colhidos dados específicos e na lei chamados de dados sensíveis, que são mais críticos (São eles: Sexualidade, Raça, Religião, etc…).
Abaixo vamos pontuar o que você precisa fazer em seu site para estar dentro da Lei de Proteção de Dados – LGPD.
Consentimento de uso dos dados pessoais
O usuário concordou em fornecer os dados? Essencial neste ponto seria informar a sua política de privacidade e uso do site, bem como a política de Cookies, informando e pedindo o consentimento do usuário quanto a coleta e armazenamento de informações nos Cookies (computador do usuário).
Outro local importante é, por exemplo, no formulário de contato ou de orçamento, onde a pessoa deve assinalar que está de acordo com o fornecimento e armazenamento de seus dados pessoais, e como estes dados serão tratados e armazenados, por quanto tempo, etc…
Pensando na questão da transparência
É bastante importante colocar um termo de privacidade em seu site, onde aponte quais os dados que são coletados, para que fim são coletados, se estes dados poderão ou não ser repassados para outras empresas e parceiros de negócio.
Quanto a questão da segurança dos dados:
Utilizar e implementar um que criptografa os dados, por exemplo, de formulários enviados pelo usuário e faz com que estes dados estejam seguros e não possam ser interceptados. Muitas empresas de hospedagem como Hostgator e Hostinger, oferecem ele gratuitamente a todas as contas de hospedagem.
Finalidade da coleta dos dados
Há a necessidade de coleta de um dado específico? Há a necessidade de armazenar muitos cookies? Neste caso recomendamos colher apenas aqueles dados que realmente são essenciais, seja para o funcionamento correto do site ou então para capturar um lead/contato.
Como a Buzz pode ajudar a sua empresa?
Deixe o trabalho todo conosco, vamos fazer uma avaliação e mensurar o que de fato deve ser ajustado e o mais importante “de forma correta”… O momento para começar é agora, a Lei entra em vigor em agosto porem , devido a demanda nossa time line pode ficar sobrecarregada… aguardamos seu contato pelo formulário do site ou ligue (43) 3132-0671