Quase dois terços dos consumidores (61%) ainda desconhecem a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). A nova lei entrou em vigor no dia 17 de setembro. É o que aponta pesquisa da plataforma de busca e comparação de softwares Capterra, empresa que pertence à Gartner.
Os dados não surpreendem levando em consideração o nível de desconhecimento das próprias empresas sobre o tema: em março, apenas seis meses antes da entrada em vigor do texto, um quarto das pequenas e médias empresas (PMEs) afirmavam não conhecer a LGPD, segundo outro levantamento do Capterra.
Apesar de pouco familiarizados com a lei, a maioria dos entrevistados acredita que a aplicação de novas regras para as empresas coletarem e tratarem dados pessoais dos usuários como nome, RG e CPF será complicada.
Consumidores confiantes com LGPD
Porém, a nova lei traz otimismo com relação ao comportamento tantos das empresas como dos consumidores com respeito ao tema. Para 73% dos entrevistados, os consumidores brasileiros passarão a se preocupar mais com a manipulação dos seus dados pelas empresas com a entrada em vigor da nova lei.