Certamente você já ouviu a expressão: “Para manter um cliente engajado e próximo de sua empresa, pode custar apenas um único real (R$), porém a conquista de um novo cliente pode custar até dez vezes mais”. Pois é, esta é a a era do relacionamento, onde o uso de Redes Sociais está em alta e “sai na frente” quem tiver o conteúdo mais interessante. Na comunicação entre Consumidores e Marcas não é diferente, uma vez que, as empresas também necessitam se posicionar como “produtoras de conteúdos”, e através disto, demonstrarem propriedade e serem vistas como “autoridades” sobre tal assunto, com o objetivo final de gerar lembrança e consequentemente vendas.
Mas a comunicação empresarial na internet, vai além do uso das Redes Sociais e do Atendimento Online, a estratégia de E-mail Marketing que no início foi utilizada para disparar promoções (spams) para o maior número de internautas possíveis, afim de conseguir resultados sob a quantidade de leitores atingidos, hoje tende a ser utilizada para outro propósito, desta vez ligada a criar e manter um relacionamento qualitativo com cada consumidor, através da produção e envio de conteúdos relacionados aos reais interesses de tais consumidores. Com isto, nasce também o Marketing de Conteúdo.
Para que sua Marca mantenha ativo um bom relacionamento com os consumidores sem ter um alto custo de operação pessoal, o E-mail Marketing é uma grande ferramenta. Sua usabilidade simples possibilita manter próxima relação com seu público, além de enviar mensagens direcionadas, receber feed-back imediato e alcançar resultados expressivos.
O E-mail Marketing é uma ótima estratégia para a captação de leads, que são contatos qualificados e mais propícios a adquirirem seus produtos e serviços. A captação de leitores interessados ocorre através da análise de quais pessoas abriram, leram e clicaram em tal mensagem, ou seja, em um curto período de campanha já é possível estimar a porcentagem de abertura e conversões geradas por tal e-mail marketing enviado.
Quais benefícios são obtidos com o uso do E-mail Marketing?
- Interatividade com o Cliente
- Visibilidade de Conteúdos
- Rapidez na Comunicação
- Baixo Custo
- Valorização da Marca
- Segmentação do Público-Alvo
- Fidelidade e Relacionamento
Mas… Você sabia?
- Dos usuários na Internet, 92% tem ao menos 1 conta de e-mail;
- Desses usuários 72% checam a sua caixa de entrada de e-mail ao menos 6x ou mais durante o dia;
- Existem mais de 3.5 bilhões de contas de emails criadas. São 3x mais contas de e-mail do que todas as contas do facebook + twitter juntas;
- Clientes que recebem um conteúdo por e-mail gastam 83% a mais dos que não estão cadastrados nas listas de recebimento;
- Em relação ao uso comercial, 75% dos usuários utilizam o e-mail contra apenas 3% das redes sociais;
- Das pessoas que recebem e-mails promocionais, 44% realizaram ao menos uma compra no ano passado;
- A cada R$ 1,00 investido, R$ 44,25 é o retorno médio na estratégia de e-mail marketing.
Agora que você já conhece os benefícios, separamos 10 Dicas para otimizar suas campanhas de e-mail marketing?
- Não compre listas de contatos – Elas geralmente são compostas por e-mails antigos e em desuso, que podem ser confundidos com SPAM. Deixe que leitores se cadastrem em seu site/blog livremente para receberem conteúdos.
- Coloque seu nome ou da empresa no campo de envio – Ao invés do site ou companhia.
- Coloque um título chamativo e objetivo – Mensagens sem conteúdo interessante para aquele possível comprador não tem efeito algum. Não ultrapasse 50 caracteres.
- Personalize seus emails com o nome da pessoa que irá recebe-los – O aumento de cliques podem ser de até 14%.
- Otimize seus emails para mobile – Com o aumento e praticidade dos smartphones, 38% abrem os emails em mobile.
- Não envie e-mails com alta frequência – Cerca de 69% dos leitores dizem que esta é a razão de descadastrarem-se. A frequência e o engajamento são inversamente proporcionais, ou seja, quanto mais e-mails são enviados, menos retorno é obtido em cada mensagem.
- Menos é mais, evite e-mails longos – Seja objetivo, vá direto ao ponto.
- Deixe sua Call to Action (CTA) bem visível, de modo que o leitor não precise rolar muito o e-mail para encontrá-la – Leia Mais, Clique Aqui, Acesse Agora, etc…
- Diga a eles porque recebem os emails e onde se cadastram – Evite descadastramento desnecessários.
- Continue sempre testando – Fique atento ao ROI (retorno sobre o investimento) no e-mail marketing. Mensuração usada para avaliar a performance de um determinado investimento, ou seja, entender qual foi o retorno gerado por determinada ação de marketing da sua empresa e traçar estratégias em cima dos relatórios.
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Até mais, Abs!