Paraná, Brasil

E-commerce: Ameaça ou Oportunidade? ?

Transformação digital no e-commerce: sem dúvidas, uma mudança drástica. Até pouco tempo atrás, manter um site de vendas era sinônimo de posicionar itens em uma página, contar com uma plataforma de pagamento e disponibilizar o envio para a região do usuário. Hoje, a interação online é bem diferente.

Atualmente, o ambiente virtual precisa assumir um posicionamento mais ativo. Em outras palavras, oferecer uma real experiência de compra aos consumidores digitais.

Use como inspiração os programas on demand, como Netflix e Spotify. Sim, sabemos que não são e-commerces por si só, mas definitivamente contribuem com ideias inteligentes para melhorar as ações das marcas omnichannel. Como?

Vejamos:

  • oferecem sugestões personalizadas;
  • trabalham o engajamento do cliente;
  • aprendem sobre as preferências de cada um;
  • funcionam de maneira simplificada e intuitiva;
  • analisam dados para reconhecer padrões;
  • criam conteúdo relevante.

Basta dar uma olhada rápida nos respectivos sites para perceber que as duas empresas trabalham fortemente na criação de nichos específicos como forma de oferecer portfólios realmente interessantes para cada um – cada vez mais personalizando a experiência do usuário.

A Netflix, por exemplo, tem listas como “séries dignas de maratona”, “faroestes para TV”, “filmes românticos europeus” e “sugestões para você”. Já o Spotify tem as compilações “descobertas da semana”, “daily mix”, “descobrir” e “feito para você” – playlists montadas automaticamente graças ao machine learning e à inteligência artificial.

Não há dúvidas de que manter o cliente no centro é a principal tendência da transformação digital no e-commerce. O sucesso das marcas que já entendem um pouco mais sobre como engajar melhor seus usuários não nos deixa mentir.

Oportunidades da transformação digital no e-commerce

O e-commerce que realmente compreender a melhor forma de aplicar a transformação digital para aprimorar o atendimento ao consumidor e otimizar processos com certeza estará ocupando posição de liderança do mercado.

As oportunidades e benefícios atingem a todos os envolvidos: empresa, cliente, distribuidores e colaboradores.

Entenda o por quê:

Personalização de ofertas

Você já deve estar cansado de ouvir falar nos benefícios da personalização de ofertas. Mas já parou para pensar nos malefícios de não utilizá-la?

Não há nada mais frustrante do que abrir seu Instagram, ou visitar qualquer página na web, e dar de cara com um anúncio, oferta ou desconto que não tem nada a ver com você. Ou, pior, que vai contra a sua visão de mundo ou aquilo que você defende. Isso será afastar possíveis consumidores e gravar uma péssima imagem da sua marca na mente deles.

A transformação digital no e-commerce gera um processo de transição que, em vez de empurrar anúncios aos consumidores, faz com que eles busquem por esses materiais, tornando a experiência de compra mais consultiva e fiel.

Ferramentas reúnem dados que revelam os padrões comportamentais de cada cliente e, consequentemente, permitem que essa aproximação seja pensada sob medida.

Redução de custos

Quando os times de marketing e vendas trabalham juntos e analisam dados para aprofundar os conhecimentos sobre as preferências, necessidades e expectativas do consumidor, criam-se delimitações de público que, por sua vez, exigem ações específicas.

Esse direcionamento economiza recursos financeiros da empresa justamente por ser mais assertivo. O planejamento é feito com base em informações concretas e, portanto, tem muito mais chances de oferecer resultados positivos e retornos mais rápidos.

Agilidade e facilidade para o usuário

A transformação digital no e-commerce também incita o pensamento rápido e as estratégias pensadas para facilitar a vida dos usuários. Com a popularização dos smartphones e a rápida ascensão da internet, a velocidade das operações mudou. É tudo imediato. E esse imediatismo fez com que a nossa forma de consumo também mudasse.

Hoje, exigimos mais, temos uma necessidade instantânea de encontrar soluções, sem barreiras geográficas ou temporais. Marcas omnichannel precisam pensar em eliminar empecilhos e entregar respostas ágeis e eficientes aos clientes.

Esse encurtamento (porém, aprofundamento) da jornada de compra, com poucos toques na tela, é uma mudança significativa e muito importante. Sinal de mais agilidade e facilidade para quem visita as lojas online, consequentemente contribuindo para a fidelização de clientes.

Novas formas de pagamento

A evolução dos meios de pagamentos é outra característica marcante da transformação digital no e-commerce. Quem de vocês ainda passa no caixa eletrônico para pagar um boleto, sacar dinheiro ou verificar o saldo bancário? Com certeza, um número muito menor do que apenas alguns anos atrás.

Bancos lançaram os respectivos apps, fintechs surgiram, houve a desburocratização de várias ações e os smartphones passaram a fazer parte de operações bancárias para boa parte da população mundial. Segundo um estudo da Ipsos para o Mercado Pago, em 2015, 45% das pessoas realizavam algum tipo de operação de pagamento pelo celular.

A realidade é que estamos caminhando para um futuro sem papel moeda. O investimento em segurança e a forte tendência do cloud computing favorecem a adoção de novas formas de pagamento, como criptomoedas, mobile wallets e cobranças automáticas através de sensores e dispositivos vestíveis.

Conclusão

A mistura da transformação digital com o e-commerce é poderosa e rende ótimos frutos! O segredo está em não perder o timing dos acontecimentos e manter o foco no seu consumidor.

E, para não deixar ninguém sem resposta, voltamos ao questionamento no título deste post: a transformação digital no e-commerce é uma ameaça ou uma oportunidade? A conclusão, se você pensar, é bem simples.

Sem dúvidas, uma grande oportunidade de crescimento para as marcas que estiverem dispostas e preparadas para acompanhar a velocidade do mercado e adotar a tecnologia a seu favor. Por outro lado, uma ameaça assustadora a todas aquelas que insistem em ignorar as mudanças e as necessidades do novo consumidor.

Para continuar aprendendo, entenda agora os principais impactos da Transformação Digital no e-commerce!

Tiago Magnus / Fonte

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