Durante a infância, muitos de nós já passaram por momentos e brincadeiras onde juntamos dois ou mais “pedaços de coisas” e criamos um novo objeto, e mesmo que este objeto não tenha passado por análises e engenharias, ele por algum momento mexeu com a criatividade e o poder de customização manual de cada um.
Bem, atualmente as coisas mudaram, as tecnologias evoluíram e muitos de nós hoje, desenvolvemos serviços e produtos com base em informações estudadas e “pré-moldadas” para o mercado, como por exemplo a produção de chaveiros e brindes possuem modelos já construídos e com base nestes, são customizados com marcas e cores diferenciadas. Ok, mas e se nós pensarmos em criar um novo padrão de chaveiros, com design bem diferente dos padrões atuais? Certamente teremos que criar uma matriz, um molde, um protótipo, para que de forma industrial consigamos produzi-lo em escala e torná-lo um novo modelo de chaveiros.
Maaasss…. Com a Impressão 3D as coisas podem acontecer de outra forma, pois, através deste processo é possível modelar peças, objetos e “coisas” no formato que quisermos, através dos softwares de Design 3D, e após a modelagem das peças, basta escolher o material, tamanho e cor, para que seja possível imprimir o objeto. Ou seja, você planeja e modela o objeto em seu computador e envia para a impressão dar vida a tal objeto. 😉
Aqui neste vídeo poderemos ver com mais detalhes o processo de Impressão 3D:
Tudo parece muito fácil, certo? Talvez, pois o processo de Impressão 3D envolve as seguintes etapas:
- Ideia: É a etapa onde será pensado qual objeto deverá ser criado;
- Modelagem: É o processo que envolve a criação gráfica e design feito dentro do software, e que exige entendimento de escala e técnicas de design;
- Material: A escolha do material que se pensa em imprimir é parte fundamental do processo, pois trará propriedades de qualidade e acabamento a tal objeto (Um dos materiais mais utilizados é a resina);
- Impressão: Esta é a etapa onde o objeto será dividido em camadas através do fatiamento e a impressora depositará partículas do material escolhido em forma de camadas horizontais que formarão o objeto final.
Então, isto quer dizer que para Você criar um objeto através da Impressão 3D, será preciso conhecer um Modelador (3D Designer) e alguém que tenha uma impressora 3D?
Sim! Porém, com o propósito de facilitar a experiência dos consumidores e ampliar o crescimento da comunidade 3D como um todo, nasceu a Combtech, e nós participamos da construção da marca e identidade visual da empresa:
O nome Combtech está intimamente ligado ao modelo de negócios da empresa, que, assim como as abelhas, depositam materiais (pólen) que são manipulados e servem de base para a criação de inúmeros produtos como é o caso dos medicamentos e alimentos do mel.
Outra característica do conceito das abelhas que também pode ser visto com clareza no modelo de negócios da Combtech, é o trabalho em grupo – A empresa planeja proporcionar um serviço de impressão agrupado e organizado por diferentes profissionais envolvidos no processo. Através de sua plataforma online que será lançada em breve, a empresa visa unir Consumidores, Modeladores, Designers e Impressores 3D de todo o país, afim de manipular e desenvolver objetos com maior rapidez e qualidade, além de contribuir também para a popularização e uso do serviço 3D.
Vale lembrar também que…
O processo de Impressão 3D pode ser utilizado para diversos fins, desde a impressão de um brinquedo a uma ferramenta industrial, sendo que suas maiores vantagens são:
- Automação;
- Rapidez;
- Baixo custo de produção.
A Identidade Visual da Combtech é um projeto contínuo, que se estenderá a novos materiais, anúncios, estratégias de marketing digital e muito mais.
Se você tem um Negócio ou Ideia de Negócio e precisa evoluí-lo, Conte Conosco:
- (43) 3132-0671
- [email protected]
Até mais, Abs!