A edição deste ano da Black Friday promete ser inesquecível. Segundo dados do E-bit, divulgados durante o Seller Day, a data promete crescer 15% em 2018, sendo que as categorias mais desejadas devem ser:
- eletrônicos (39%)
- eletrodomésticos (33%)
- artigos de telefonia e celular (25%)
- informática (24%)
- moda (19%)
- cosméticos (18%)
O que é Black Friday? Black Friday é o dia que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas retalhistas e grandes armazéns
Ainda segundo os dados apresentados por Gabriela Comazetto, Diretora de Negócios do Facebook Brasil, cerca de 80% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday. Para a executiva, a dica é apostar em estratégias de marketing no mobile, já que 89% dos brasileiros com internet assistem a vídeos pelo celular e que 85% disseram que enviaram alguma mensagem de texto para empresas na última edição.
Outra dado interessante citado por Gabriela é que brasileiros fazem em média 90 metros de scroll diariamente. Só para efeitos de comparação, o Cristo Redentor tem 38 metros e a ponte Estaiada tem 138 metros. ‘Mais da metade das pessoas falam que ficam mais bem informadas para decidir sobre uma compra e 63% estão mais propensos a se comunicar por mensagens de texto com as marcas’, disse Gabriela.
Consumidor da Black Friday quer comprar presentes para si mesmo
59% dos consumidores disseram que vão comprar itens para eles mesmos na Black Friday, enquanto apenas 23% vão presentear a família. Entre os fatores mais importantes para escolher uma loja, confiança, prazo de entrega e preço foram os mais citados pelos entrevistados. Porém 35% ainda disseram não acreditar em descontos reais durante a data e que isso pode ser um obstáculo para efetuar a compra.
22% citaram a Americanas.com como loja preferida para comprarem durante o período. Sendo que 26% pretendem comprar antes da sexta-feira, 42% comprarão na sexta-feira e 33% comprarão após a sexta-feira.