Paraná, Brasil

Aproveite a Internet e amplie a forma de Divulgar e Vender Produtos e Serviços

No início do primeiro trimestre de 2015 o E-bit divulgou alguns números do comércio eletrônico brasileiro e apontou que no ano de 2014 cerca de 63 milhões de pessoas fizeram compras em lojas virtuais brasileiras.

Muitas empresas já encaram a Loja Virtual como uma necessidade e apontam porcentagens significativas em seus faturamentos. Isto ocorre devido a fixação da “cultura de busca” criada nos últimos tempos, que leva como título a afirmação: “Se algo não é encontrado nas buscas, é porque não existe”, portanto, pode-se caracterizar a presença digital de uma empresa como fundamental para a mesma ser encontrada por seus consumidores. Podemos resumir a presença digital de uma empresa nas seguintes etapas: Análise, Planejamento, Desenvolvimento e Manutenção. Clique Aqui, nos envie uma Mensagem e conte Conosco para ampliar a forma de Divulgar e Vender Produtos e Serviços na internet.

Uma dúvida que frequentemente ocorre com gestores e empresários é saber qual plataforma a empresa deve utilizar, e esta análise é um dos principais passos para a presença digital de uma empresa, entretanto, deve-se entender que na maioria das vezes estas plataformas deverão ser trabalhadas em conjunto e se completarem, como é o caso das Redes Sociais e Blogs que tem objetivo de anunciar produtos que estão disponíveis para serem comprados através de Lojas Virtuais.

Uma empresa pode se posicionar de diversas maneiras no ambiente digital, através da utilização de Websites, Hotsites, E-commerce, Blogs, Redes Sociais e muitas outras plataformas. Mas como o empresário deve identificar qual o melhor posicionamento digital para sua empresa? Para responder esta dúvida listamos as principais plataformas digitais:

  • Websites: Indicado para apresentação institucional da empresa, linha de produtos e serviços, informações de contato, orçamento e captação de colaboradores;
  • Hotsites ou Microsite: Indicado para lançamento de marcas, produtos, serviços ou eventos.
  • E-commerce ou Loja Virtual: Voltado a comercialização de produtos via internet. Indicado para empresas que vendem produtos físicos ou digitais e podem receber pagamentos via boleto bancário, cartão de crédito, depósito/transferência bancária.
  • Blog: Culturalmente utilizado para uso pessoal, os blogs podem ser ferramentas valiosas quando utilizadas no meio empresarial, uma vez que o consumidor exige cada vez mais conteúdos relevantes, como catálogos digitais, notícias, manuais e vídeos explicativos de produtos, treinamentos, etc.
  • Redes Sociais: Geralmente são entendidas como plataformas gratuitas e de fácil utilização, as redes sociais tem papel fundamental para a presença digital de uma empresa, pois é através delas que a empresa poderá divulgar ofertas, gerar lista de contatos de público-alvo, enviar mensagens a clientes, promover sorteios e muito mais.
  • Outras Plataformas: A web muda a todo momento e a cada dia surgem novas oportunidades de se comunicar, tanto no âmbito pessoal quanto empresarial, portanto ficar ligado nas novidades do segmento de tecnologia pode ser o primeiro passo para sair a frente dos concorrentes. Podem ser consideradas outras opções de plataformas digitais, sistemas web, aplicativos, portais, E-mail/SMS Marketing. Neste caso a escolha de uma plataforma customizada pode variar de acordo com os objetivos e ações de marketing da empresa.

Agora que você já identificou as possíveis plataformas digitais para seu negócio, é hora de ver o que os concorrentes estão utilizando e questionar as oportunidades existentes no mercado digital, ou seja, como as empresas similares se posicionam na web. Esta análise ajudará a entender como se posicionar corretamente na internet. Clique Aqui, nos envie uma Mensagem e conte Conosco para ampliar a forma de Divulgar e Vender Produtos e Serviços na internet.